Como saber se uma pintura de parede é látex ou a óleo

Compreender as nuances da renovação pode ser uma arma importante em seu arsenal de melhorias em casa. Coisas simples, como saber dizer a diferença entre tinta a óleo e látex, pode ajudá-lo aeconomizar  tempo e dinheiro. Aprenda como distinguir entre tintas a óleo e látex e quando usar cada uma delas se você quiser se tornar um verdadeiro guerreiro da redecoração de finais-de-semana.

20140103021037_tinta

Instruções

Testar a tinta na lata

  1. 1

    Teste a tinta de parede em uma lata sem rótulo ao sentir a textura dela entre seus dedos. Na maioria dos casos, látex terá uma textura mais emborrachada em comparação à sensação mais sedosa do óleo.

  2. 2

    Remova a tampa da lata de tinta que você quer testar. Deixe-a ficar em uma sala bem ventilada por uma noite.

  3. 3

    Olhe para a superfície da tinta depois de ela ter se assentado. Uma tinta a base de óleo terá uma fina camada de óleo boiando na superfície, enquanto a tinta látex terá uma camada aquosa no topo.

Teste para tinta látex na parede

  1. 1

    Aplique uma pequena quantidade de álcool desnaturado em uma bola de algodão ou cotonete. A ponta de um pano também pode ser usada para este fim.

  2. 2

    Esfregue o pano ou o cotonete embebido em álcool na superfície pintada. Você devefazer pequenos movimentos circulares ao testar a área pintada.

  3. 3

    Observe a área tratada e repare se alguma tinta foi removida. Na maioria dos casos, o álcool desnaturado removerá uma pequena quantidade de tinta látex, deixando as tintas a óleo intactas.

  4. 4

    Teste a área tratada com as pontas do seus dedos. Se ela estiver pegajosa, isto indica que a tinta é látex e não a óleo.

  5. 5

    Aplique uma pequena quantidade de lixa líquida ou líquido deglosser para dizer se uma parede foi pintada com tinta látex. Se ela houver sido, a área tratada parecerá ser menos brilhante.

    Dicas & Advertências

    • Como a aparência da parede pintada será afetada pelos testes que você precisa realizar para determinar se é tinta a base de óleo ou látex, selecione uma área de sua parede que não seja muito visível para testá-la.
    • Se você estiver fazendo a transição de suas paredes de uma tinta a base de óleo para látex ou de látex para a óleo, você deve lixar e polir as paredes com o tipo apropriado de polidor antes de aplicar a camada em cima. Isto aumentará a longevidade de sua tinta, bem como evitará que ela descasque.

     

    FONTE: Ehow